.:English Class:.
CELEBRATIONS
1. Halloween
Um pouco de História...
A origem do Halloween leva-nos às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.c. e 800 d.c., embora com diferenças em relação ao uso das atuais abóboras ou da já famosa frase "doçura ou travessura", muito usada nos Estados Unidos, que popularizaram esta comemoração. Originalmente, o Halloween era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que, no decurso da História, se foram misturando:
1. A "festa dos mortos", que era uma data muito importante, pois celebrava o que para os cristãos seria a noção de "o céu e a terra". Para os Celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não havia fome nem dor. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
2. A festa em honra de Todos os Santos, a 1 de novembro, que era o dia dedicado à capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.
Como era uma festa grande, tornou-se hábito iniciar os preparativos para a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, esse dia de preparativos era chamado All Hallow's Eve (Véspera de Todos os Santos), que passou por algumas alterações até chegar à palavra atual Halloween.
​
Na Idade Média, um costume praticado no Dia de Finados (celebração dos mortos) era o "souling" (de "soul", alma), em que as crianças iam pedindo um bolo de porta em porta, o "bolo das almas", em troca do qual faziam uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo. Essa tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat - "doçura ou travessura"), que teve possivelmente origem em Inglaterra.
Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas de mascarados (bruxas, fantasmas, zombies, etc.), a prática da "doçura ou travessura" no dia 31, o decorar das casas com elementos relacionados com o tema, escavar abóboras para fazer lanternas chamadas "Jack-o-Lantern", fogueiras, jogos com frutas e doces, contar histórias assustadoras e ver filmes de terror.
Atividades - Halloween
2. Thanksgiving
O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, sendo visto como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.
No início, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos, em agradecimento pelas boas colheitas realizadas nesse ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após as colheitas terem sido realizadas, sendo atualmente comemorado na última quinta-feira de novembro.
É uma celebração que junta a família em jantares de grande variedade de alimentos, representando a abundância agrícola.
Jantar típico do dia de Ação de Graças - o prato principal é sempre o peru assado no forno
A cornucópia (ou corno da abundância) é o símbolo da produtividade, riqueza e abundância na natureza; relaciona-se com a agricultura e as fartas colheitas
2.1 Black Friday
A "Black Friday" é o dia que dá início ao período típico das compras de Natal, com promoções de todo o tipo, adequadas à época, e que acontece no dia seguinte ao Thanksgiving Day.
Esta festividade começou nos Estados Unidos, mas através da expansão das novas tecnologias, começou a ser adotado em muitos outros países pelo mundo.
O termo "Black Friday" significa "sexta-feira negra" e surgiu porque os polícias apelidavam assim a sexta-feira seguinte ao dia de ação de graças, devido ao enorme movimento de pessoas e aos grandes engarrafamentos de trânsito que se formavam a caminho das áreas comerciais.
Portanto, a "Black Friday" marca o início do
intenso período de compras de Natal que acontece
por todo o mundo nesta época.
3. Christmas
Na Grã-Bretanha, o Natal é celebrado seguindo os costumes que temos no nosso país, no entanto, alguns pormenores são diferentes. Aqui algumas ficam notas sobre o Natal Britânico.
Christmas Stockings
Christmas Pudding
Santa Claus
Father Christmas
Christmas turkey
Christmas street lights
4. St. Valentine's Day
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeto pelos amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons.
5. Pancake Day
Os Britânicos não são fãs de Carnaval, mas celebram, na terça-feira de Carnaval o dia da panqueca - Pancake Day.
Esta celebração é devida ao facto de, antigamente, não se poderem usar alimentos provenientes dos animais durante o período da Quaresma (desde a Quarta-Feira de Cinzas até à Páscoa).
Então, as pessoas aproveitavam para consumir o que podiam no último dia antes desse período. Para um largo consumo de manteiga, ovos e leite, faziam-se grandes quantidades de panquecas.
É habitual, nestes dias, serem realizadas corridas e jogos à volta das panquecas.
6. Easter
A história do coelho da Páscoa tem algo em comum com os ovos, já que os coelhos são conhecidos como frequentes procriadores, geralmente dando à luz grandes ninhadas. São por isso também considerados símbolos da “fertilidade” e de “novas vidas”.
A origem do coelho da Páscoa remonta ao século XIII, quando as pessoas oravam a vários deuses e deusas. Eostre ou Ostara era o nome da deusa da primavera, a estação do “renascimento” e da “renovação” e o seu símbolo era um coelho, devido à sua elevada reprodução. Como, por norma, a celebração da Páscoa coincide com o princípio da primavera, no século XV esta misturou-se com os ritos e crenças pagãs já enraizados.
A primeira lenda relacionada com o coelho da Páscoa foi documentada nos anos de 1500 e em 1680 tendo sido publicado o primeiro conto sobre um coelho que punha ovos e os escondia num jardim.
Em muitas culturas mantém-se o hábito de tingir e decorar os ovos da Páscoa. E porque as crianças, em particular, apreciam esta atividade, a tradição evoluiu para o costume de oferecer ovos da Páscoa como presente às crianças.
Os ovos de chocolate surgiram na Europa no início do século XIX. Atualmente, ovos de chocolate são vendidos em todo o mundo e são presença habitual nas decorações de primavera.
7. Mother's Day
Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1.º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.